Postado por: Maac Gouveia segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Livro: O Labirinto dos Ossos
Série: The 39 Clues. Livro 1.
Editora: Editora Ática
Autor: Rick Riordan
Páginas: 238

Sinopse: "Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a História. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar um milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos. 

Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capazes de qualquer trapaça para chegar ao tesouro."

Primeira e grande observação que se deve ser feita sobre essa saga: ela não é escrita pelo mesmo autor. A série - que é um pouco longa, contendo dez livros - é composta por sete autores, que se revezam na escrita. Mas não que isso seja um ponto negativo. Pelo contrário, a narrativa fica dinâmica e a cada livro, os personagens ganham novas roupagens, através do novo escritor e tudo isso sem ficar desconexo.
Nossos personagens principais, Amy e Dan Cahill, ganham além da notícia da morte da avó, de quem eles tanto gostavam, o direito de herdar um milhão de dólares cada um ou então a primeira de 39 pistas que os levariam a ganhar um tesouro inimaginável.
Dan é um colecionador nato. Moedas, cards e até decalques de túmulos fazem parte do seu acervo, além de ter uma ótima memória fotográfica. Amy é mais quieta e tem pavor à multidões, prefere ficar numa biblioteca rodeada de livros, e não pessoas. Não parece ser a combinação perfeita para se jogar numa caçada ao redor do mundo, mas mesmo assim eles queimam os seus cheques, decidindo entrar na busca. Os pequenos, com a ajuda de sua au pair, Nellie Gomez, embarcam nessa aventura cheia de truques, armadilhas e falcatruas de todos aqueles que querem  o grande prêmio. Tanto é que o lema ensinado a eles é "Não confie em ninguém".
Essa grande família, que literalmente mudou a história do mundo, é dividida em quatro clãs. Ekaterina, Lucian, Tomas e Janus. Cada um com sua habilidade em especial. Os Ekaterina, como o Tio Alistair Oh, são geralmente inventores, criadores, revolucionadores. Os Lucian, como a família Kabra ou Irina Spasky, ex-espiã da KGB, fazem de tudo para obter o poder e não é a toa que o símbolo de seu clã são cobras. Tomas, se resumiriam em esportistas competitivos e valentes, tais como os Holt. Já os Janus, são a veia artística da família, enveredando tanto pelo ramo da literatura, tanto como da música, como Jonah Wizard, super astro do pop com jeito de gangsta. 
O livro em si, é ótimo. Simplesmente sensacional. Ainda é o primeiro passo na grande jornada em busca das pistas que levam sabe-se lá a que, mas já é repleta de ação e aventura, tendo como cenário a cidade-luz, Paris. Como não podia faltar numa enorme viagem pelo globo, há uma grande pitada de história presente em toda a saga. Personalidades, também da família Cahill, são retratados nos livros e acabamos conhecendo um pouco mais sobre todos eles. Até os que não gostam de história - como eu - acabam se deliciando em aprender um pouco mais de um jeito simples e delicioso que é o jeito como Riordan escreve.
Escrita essa que é indescritível. Talvez por que eu sou fã do trabalho de Rick, mas talvez por que ele realmente merece. O Labirinto dos Ossos tem um enredo descomplicado e atraente, é quase que impossível você não sentir as emoções que os irmãos Cahill sentem. Quase impossível de não sentir o amor de irmão que os dois protagonistas têm, mesmo com aquelas briguinhas e pirraças ocasionais. O fato é que eles envolvem cada vez mais o leitor, fazendo com que o livro mesmo destinado ao público infantil, encante também os jovens e até adultos!



Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -