Postado por: Maac Gouveia quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Filmes, séries, graphic novels, animações... As obras agora sempre acham um jeito de se reinventarem. Parece que é necessário esse apelo visual, ver as cenas não apenas em nossa imaginação, mas sim elas "realmente" acontecendo. Essa coluna representará realmente isso: as adaptações dos livros para o cinema. Ruins ou boas. Não importa.

Sinopse:
Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando, com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.

Esse foi talvez o lançamento mais esperado desse ano, para mim. Eu li o livro antes mesmo de que a adaptação fosse cogitada e por isso tive uma longa espera, mas que felizmente correspondeu às minhas expectativas.

O livro escrito majestosamente por Suzanne Collins é ótimo! Foi a primeira obra de distopia que eu li e acabei me apaixonando pelo gênero. Como a sinopse do filme explica um pouco, em uma sociedade futura, um país chamado Panem, existem os Jogos Vorazes. Esses Jogos, é uma maneira da Capital, mostrar que manda nos outros distritos do país. Os Jogos consistem em mandar 24 jovens para dentro de uma arena, para que lutem por sua sobrevivência até a morte. Restando apenas um.

No filme, é retratado exatamente a mesma coisa. Talvez por um motivo básico: Collins, escritora da saga, também escrevia parte do roteiro e o revisava, pois assim não tornaria a obra uma coisa diferente do que ela havia pensado. E isso é primordial numa adaptação. Um exemplo que não seguiu isso e se deu mal, pelo menos ao meu ver, foi Percy Jackson... A história não foi explorada como estava sendo no livro, o que acabou fazendo muitos fãs não gostarem da produção. Tanto é que nem o próprio autor, Rick Riordan, assistiu.


Talvez uma coisa que tenha sido negativa no longa, é que o filme estava um pouco difícil de entender para quem não tinha um conhecimento prévio sobre a história. Certamente quem não havia lido o livro, ficou com dúvidas em algumas partes. Fora isso, o filme foi completamente ótimo. O elenco muito bem escolhido, os efeitos particularmente não foram ruins e uma das cenas mais emocionantes no livro, também foi muito emocionante no filme...

Um diferencial entre o livro e o filme, é que no primeiro, a história é totalmente contada pelo ponto de vista da protagonista, Katniss Everdeen. Já no segundo, é mostrado não só o que acontece dentro dos jogos, mas também fora, simultaneamente. É legal vermos a reação das mães, de toda a população em si. A sequência da franquia, Em Chamas, será o segundo de quatro filmes, já que haverão dois filmes baseados no último livro da saga.

Com certeza todos os tributos estão esperando para o dia 23 de novembro de 2013... E que a sorte esteja sempre a seu favor! E que o próximo filme seja tão bom quanto - ou melhor - que esse.

Expresse-se! Deixe um comentário.

Receba os posts | Receba os comentários

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -