Postado por: Maac Gouveia terça-feira, 13 de novembro de 2012


Livro: Como Treinar o Seu Dragão
Série:  Como Treinar o Seu Dragão
Editora: Intrínseca
Autor: Cressida Cowell
Páginas: 222

Sinopse:

Conheça Soluço Spantosicus Strondus III: a Grande Esperança e o Herdeiro da Tribo dos Hooligans Cabeludos - mas um garoto sem qualquer talento para liderar. "Como Treinar o seu Dragão" conta a tumultuada jornada de Soluço em sua iniciação como um legítimo guerreiro viking: junto com os outros garotos da tribo, ele precisa domesticar e treinar o dragão mais feroz e assustador que for capaz de capturar. Em vez disso, Soluço acaba com o menor dragão que já se viu - e, para piorar, o animal é teimoso, impossível de ser adestrado e completamente banguela. Começa aí a aventura do mais encantador e improvável dos heróis e de seu dragão muito mal-educado.
Inteiramente ilustrado, com muita ação e o tipo de humor que arranca gargalhadas até dos mais carrancudos, "Como Treinar o seu Dragão" é o primeiro livro de uma série que é sucesso mundial, que inspirou o filme de animação cotado como uma das estreias mais importantes deste ano.


Mais um livro que eu poderia cotar como "frustrante". Não, ele não é ruim. Mas sabe quando você põe expectativas demais numa coisa e acaba não sendo tão como você esperava? Foi o que aconteceu com Como Treinar o Seu Dragão. Como fã de filmes infantis, eu achei primeiro o longa de mesmo nome da Dreamworks, e simplesmente me fascinei com a história! Astrid, Soluço, Banguela... Eles eram ótimos. A história de uma amizade proibida entre um viking e um dragão. A série, pelo menos para mim, seguiria aquele mesmo roteiro, mas não foi bem assim.
No livro escrito por Cressida Cowell - na verdade, traduzido do antigo norueguês - os Hooligans Cabeludos, tribo onde vive o nosso protagonista, são quase amigos dos dragões. Cada menino, deve entrar numa espécie de toca e de lá, voltar vivo e com um dragão, que serviria como uma espécie de mascote. O de Soluço - os nomes eram estranhos assim mesmo, pois serviam para espantar trolls e outras criaturas -, era um pequenino dragão e banguela, o que acabara por se tornar nome dele.
Pelo fato de ser filho de Histórico, o Imenso, líder dos Hooligans Cabeludos e ter um dragão tão pequenino, Soluço se sentia meio acuado e era motivo de chacota entre os outros membros. Mas fora isso, o menino e o dragão viveram muitas aventuras ao longo da história. O livro é repleto de desenhos e muitas vezes eles me fizeram rir. São mais caricaturas que realmente desenhos, todos feitos pela autora. Bom, falado sobre o livro, tenho que dizer o motivo pelo qual ele foi frustante.
A história do livro e do filme são bem distintas. O simples fato de que no filme a tribo odeia dragões, já que eles são como pestes, e no livro eles são amigos muda toda a história. No filme, a gente vê como é bem mais difícil a aceitação do dragãozinho, que agora não é nada pequenino e chamado de Fúria da Noite, pois não é nada normal. Já no livro, é apenas uma pequena luta por causa do tamanho do pequeno. 
Outro ponto negativo pro livro é a falta de Astrid... Ela também foi uma das principais mudanças que fez o roteiro do filme da Dreamworks ser até melhor que o livro. Por que os autores teimam em não fazer um casal ou algo do tipo? Aqui em Como treinar o Seu Dragão não tem alguém com que Soluço pudesse dividir as suas angústias - não no primeiro livro. Em Coraline, outro livro, não há Wybie, que se torna muito importante no filme, tornando a história mais dinâmica.
O livro em si, é ótimo. Até por que ele é para o público infantil. Mas em comparação, eu preferi a história do longa. Talvez seja só por que eu vi o filme antes... Se eu tivesse lido primeiro o livro, talvez eu pudesse captar toda a emoção que a autora queria passar com aquilo. Ainda bem que, na minha humilde opinião, os outros livros da série não foram tão negativos quanto esse.

{ 2 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Ah... Pena que você não tenha gostado tanto, minha série favorita (uma das) simplesmente adoro Soluço e seus amigos, decepção foi o filme totalmente diferente do livro :(

    Abraços

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanto

      É, tudo depende do ponto de vista... Como assisti primeiro o filme, preferi ele. Mas foi só o primeiro livro que eu não gostei tanto, os outros dois que eu li, foram legais.

      Excluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -