Postado por: Maac Gouveia sábado, 23 de fevereiro de 2013


Livro: Sereia
Série:  Sereia

Editora: Verus
Autor: Tricia Rayburn
Páginas: 306


Sinopse: Vanessa Sands, de 17 anos, tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar –, mas sua destemida irmã mais velha, Justine, está sempre por perto para guiá-la a cada desafio. Até que Justine vai mergulhar num precipício uma noite, perto da casa de veraneio da família em Winter Harbor, e seu corpo sem vida aparece na praia no dia seguinte. Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Depois de descobrir que Justine estava escondendo diversos segredos, Vanessa volta para Winter Harbor, esperando que Caleb, o namorado de sua irmã, possa esclarecer algumas coisas, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em alvoroço quando outro corpo aparece na praia, e o pânico se instala à medida que a pequena cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas sorrindo horrivelmente de orelha a orelha. Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Conforme eles vão encontrando ligações entre a morte de Justine e a súbita erupção de afogamentos assustadores na cidade, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre. 

Nunca julgue um livro pela sua capa – ou pelo seu título, como no caso deste livro. Sereia, de Tricia Rayburn, poderia não agradar a várias pessoas por que o título remete as lendárias criaturas do mar e isso poderia ser um ponto fraco da narrativa, mas não é. Tricia conseguiu usar esse cenário e esses seres de um modo espetacular, unindo o sobrenatural, suspense e até romance policial, digamos assim.

A pacata cidade de Winter Harbor nunca mais foi a mesma desde que o corpo de uma garota de 18 anos, Justine Sands, apareceu na praia sem vida. Ela foi apenas a primeira vítima dentre muitas outras, mais de doze. Após Justine, vários homens morreram e quando encontrados, exibiam um enorme sorriso no rosto, de orelha a orelha.

Sem saber o que levou a sua irmã a pular de um penhasco quando o mar estava tão agitado que até o próprio Tritão, deus dos mares, não conseguiria resistir, Vanessa Sands está determinada a buscar todas as respostas. Mas o que ela não sabia é que iria encontrar coisas que jamais poderia imaginar e que essas revelações mudariam completamente a vida dela.

Bom, eu vi sobre algumas reclamações do título, por ele parecer tão óbvio para a história, mas eu acredito que não fosse melhor outro. A história, ou sua primeira parte, digamos assim, rola em torno da busca de soluções para os crimes e também para as reviravoltas climáticas – além de um romancezinho que falarei adiante – então por isso poderia muito bem se passar por um livro policial.

Como o título traz uma grande possibilidade de que a história sobrenatural, não tem como alguém comprar gato por lebre. Além do mais, você fica pensando “Onde será que a tal Sereia entra na história?” Passando do título para capa, tenho que dizer que ela é realmente bem bonita. O nome estampado na capa e os olhos da garota mudam de cor.

A forma de narrativa de Rayburn é em primeira pessoa e nos mostra toda a perspectiva de Vanessa. Uma menina que tem medo de tudo e que admirava na irmã, recém-falecida, um exemplo nato de coragem e do tipo de pessoa que simplesmente tinha atenção, não a buscava. O livro em si, deixa todas as revelações para o final e vamos descobrindo tudo pouco a pouco, nos fazendo ficar ansioso, esperando todas aquelas informações ancoradas virem à tona.  E quando tudo finalmente se resolve, vemos como a história é tão bem construída e entrelaçada com tudo que uma boa história precisa ter: romance, aventura, ação, suspense, entre outras coisas.

O livro é de uma leitura leve e quando começa a aparecer alguns fatos é impossível você não ficar tentando deduzir alguns detalhes, querendo ser o detetive. Não sei o que teremos no próximo livro da trilogia, pois pra mim, este livro deixou pouquíssimas brechas não resolvidas, mas é até melhor assim. Espero que a história me deixe surpreendido. E se for tão bom quanto este primeiro livro, eu tenho certeza que serei.


{ 3 comentários... leia-os abaixo ecomente também! }

  1. Já li muitas criticas negativas desse livro, o que me fez ficar com um pé atrás, mas a sua resenha atiçou a minha curiosidade e agora estou bem ansiosa pela estória.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro, quando eu vi pela primeira vez até ri achando que seria muito ruim e tal. Mas é na verdade MUITO bom mesmo, ficava louca pra ler e descobrir tuudo :*

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler :D. Quero mto ler algo diferente, e sobre sereias pq amo elaS!

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -