Postado por: Allana (: sexta-feira, 26 de abril de 2013

 

     Hum... Não é que realmente possamos sentir o gosto dos livros, mas é realmente uma delícia devorá-los. Sabe quando te dá aquela onda de vontade e você não consegue largar o livro, ansiando pelo que encontrará na página que vem? É por que o livro é tão maravilhoso que você simplesmente vicia. Você até tenta ler devagar, mas a fome é maior e você acaba lendo tudo aquilo em segundos. Nessa coluna do blog, iremos te dar dicas para que você conheça novos livros ou conheça melhor alguns para que possam mascar eles, tal como fossem um chiclete, saboreando cada página, cada linha, cada parágrafo. E vamos lá! Sabor de hoje: Dragões

Eragon
     Os dragões são criaturas com um aspecto reptiliano, que apresenta asas, plumas e o poder de soltar fogo. Esses seres estão a bom tempo presentes na mitologia de civilizações muito antigas, tanto que talvez sejam uma das primeiras manifestações culturais criadas pela humanidade, e apesar de algumas vezes representarem seres malignos, encantam a imaginação de várias pessoas e por causa disso foram parar em pinturas, filme e na literatura.  Um exemplo bem famoso de dragões nos livros é a série Ciclo da Herança, na qual Eragon, um garoto de quinze anos, ao andar pela floresta, encontra uma pedra azul. No entanto, certo dia essa pedra se rompe e dela nasce Saphira, fazendo com que ele descubra na verdade a pedra era um ovo de dragão e que desde do momento que a encontrou, entrou no meio de uma disputa pelo poder do império. Escrito pelo jovem escritor Christopher Paolini, essa história encanta pelos seus cenários belíssimos com a participação de elfos, anões, feiticeiros, bruxos, cavaleiros, lutas de espadas e claro dragões. 


Como Treinar O Seu Dragão
  Outra série infanto-juvenil com esse tema é Como Treinar o Seu Dragão. A história é contada por Soluço, um viking aprendiz e filho do chefe da tribo: a Tribo dos Hooligans Cabeludos. Com uma determinada idade, os garotos dessa tribo passa por um processo de iniciação onde será decidido se permaneceram ou serão exilados da tribo. A primeira missão dessa iniciação é conseguir capturar um filhote de dragão, algo que Soluço acha que não conseguirá e para piorar, por ele ser o filho do chefe da tribo tinha como peso conseguir um grande dragão em tamanho e perigo, entretanto até felizmente ter conseguido capturar um dragão, ele pegou o pior tipo e para acabar mesmo com a situação, o dragão era pequeno e sem dente, mas apesar de todos os garotos o zoarem por causa disso, ele não desiste da criatura e coloca o nome Banguela nela. No entanto, foi apenas o começo, a segunda prova é treinar o dragão para o dia de Thor e agora vem o problema, pois além de pequeno, Banguela é extremamente teimoso e desobediente. Um livro bastante divertido e com ilustrações da própria autora Cressida Cowell, que apesar de ser direcionado mais para criança, ele consegue agradar leitores de qualquer idade {Link da Resenha}.


    Em Firelight, Jacinda é uma draki, descendente de dragões que tem a capacidade de poder se alternar entre a forma humana e dragão, só que é também a única do seu clã que tem a habilidade de cuspir fogo. Porém, quando ela e uma amiga infringem uma das mais altas leis do clã, sua mãe é obrigada a fugir com ela e sua irmã gêmea, Tamra na qual nunca conseguiu desenvolver seu draki. Ao se mudarem para um lugar desértico, onde sua mãe esperava que o draki de Jacinda conseguisse morrer, apesar da mesma não querer isso, para enfim conseguirem viver normalmente. Entretanto, Jacinda se apaixona por um garoto de seu colégio chamado Will, que é um caçador de dragões, o único que consegue manter o seu draki vivo quando está perto. Por causa disso, ela começa a se aproximar dele apesar do extremo perigoso dessa atitude.







O Dragão de Sua Majestade   
   E se as guerras napoleônicas tivessem a participação de dragões? Em O Dragão de Sua Majestade, as guerras da era napoleônica são travadas tanto no mar e terra como no céu.  O capitão William Laurence viu sua vida mudar de um dia para o outro quando capturou uma fragata francesa e apoderou-se de sua carga, na qual entre ela se encontrava um ovo de dragão chinês. Quando o ovo se chocou  e dele nasceu um pequeno dragão que recebe o nome de Téméraire, William se viu inexplicavelmente ligado a ele. Por causa do dragão, Laurence opta por mudar de carreira deixando a marinha para ingressa no corpo aéreo. Apó intensos e exaustivos treinos, Laurence e Téméraire ficam prontos para lutar contra as tropas francesas a favor dos ingleses e sendo assim mudando não só a vida do capitão, como toda a história da humanidade.






     Mas a presença dos dragões em livros não para por ai. Como não cita Smaug (Hobbit) e Glaurung criados por Tolkien, Eustáquio Mísero de A viagem do Peregrino da Alvorada, por C.S. Lewis, os diversos dragões citados na série Harry Potter e Drogo, Viserion e Rhaegal, os três dragões de Daenerys Targaryen nas Crônicas de Gelo e Fogo. 

{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Oie :)

    Realmente se formos parar para analisar dragões estão por toda parte no mundo literário, estou doido na série Eragon e Como treinar o seu dragão, beijoss amei o post :D


    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -