Postado por: Maac Gouveia terça-feira, 16 de abril de 2013


Livro: A Culpa é das Estrelas
Editora: Intrínseca
Autor: John Green
Páginas: 286



Sinopse: A culpa é das estrelas narra o romance de dois adolescentes que se conhecem (e se apaixonam) em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer: Hazel, uma jovem de dezesseis anos que sobrevive graças a uma droga revolucionária que detém a metástase em seus pulmões, e Augustus Waters, de dezessete, ex-jogador de basquete que perdeu a perna para o osteosarcoma. Como Hazel, Gus é inteligente, tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer - a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena a vida das pessoas.

Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, A culpa é das estrelas é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.


Eu tinha visto tanta coisa boa sobre o livro que eu não poderia deixar de lê-lo. John Green é genial, é isto, é aquilo... E bem, posso dizer que ele é mesmo tudo o que falam. Pelo menos neste livro, o único que li dele até agora. A Culpa é das Estrelas conta a história de dois adolescentes com câncer que se conhecem e se apaixonam em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer, como diz a sinopse... Coisa que pode até parecer clichê, mas felizmente, John Green é aquele tipo de pessoa que torna um ponto comum em uma coisa boa e inovadora.
Meus pensamentos - em relação a esta resenha - são estrelas que eu não consigo arrumar em constelações... Mas, como já comecei, o primeiro ponto positivo que deve ser frisado sobre o livro são as frases. Ah, quanta frase boa... Eu não sou do tipo de que anota as frases, mas mantive algumas mentalmente e algumas copiei com a ajuda do livro. Todas são igualmente belíssimas. A metáfora do cigarro: "Você põe a coisa que mata entre os dentes, mas não dá a ela o poder de completar o serviço" ou então um texto da Hazel, que está na parte de trás do livro, que termina com "Alguns infinitos são maiores que outros", até mesmo um "Estou numa montanha-russa que só vai para cima, amigão" pode emocionar... Aliás, em relação à esta última frase: a montanha-russa um dia terá que descer...
Com diálogos inteligentes e interessantíssimos, Green escreve um livro totalmente emocionante. Confesso que já me emocionei mais com outros, mas mesmo assim me emocionei. Qualquer um se emociona. A história é tão forte e tão verdadeira que não há como se compadecer ou no mínimo ficar feliz, pensativo ou admirado em ver o quanto o amor é o mais nobre dos sentimentos, quebrando barreiras, como sempre.
Também confesso que tive medo antes de lê-lo... Não gosto de livros "tristes", assim digamos, por que sempre fico com ele na cabeça e minhas estrelas ficam mais desorientadas ainda. Até por que eu inevitavelmente me ponho no lugar dos personagens e sempre penso um "E se?" - o que pode ser chamado de empatia. Mas o livro acabou surtindo um efeito contrário ao que eu esperava. A história é dramática sim, chorei sim, mas valeu a pena.
Ah, se valeu... Hazel Grace, Augustus Waters e Peter Van Houten - comecei a me animar com o livro a partir da hora que ele realmente entrou nele - são personagens incríveis. Toda história é bem escrita, bem encadeada e sei lá... São tantos bons adjetivos que eu poderia usar, mas eles acabam fugindo. Não é um livro clichê que mexe com a gente só pelo fato de ter doenças terminais na história, até por que como disse a Hazel, até parece que tudo que uma pessoa com câncer faz na vida é Ter Câncer... Mexe pelo fato de que bem, são pessoas. Com seus dramas, suas emoções, suas vidas... Vidas que não devem ser menosprezadas, aliás.
Com certeza ficarei com saudades... Mas a saudades é só um efeito colateral de ter visto algo muito bom. E parafraseando um Encorajamento dos Waters: Sem dor, não é possível reconhecer o prazer. Ou seja, sem estas saudades, não poderíamos ver o quanto o livro é bom e marcante...



{ 1 comentários... leia-os abaixo e comente também! }

  1. Oie :)

    Nossa o livro é marcante mesmo né ? faz com que a gente queira entrar dentro do livro e vivenciar a estória com os personagens , realmente toda a estória é bem escrita John escreve simples e perfeito como ninguém , beijos !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir

- Copyright © Mas que livro! - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -